7 Pontos para tratar o ciúme segundo a TCC
- Anderson Silva

- 16 de abr. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 22 de abr. de 2024

A técnica cognitivo-comportamental pode ser benéfica para lidar com o ciúme, ao auxiliar na identificação e transformação dos pensamentos e condutas que intensificam este sentimento. Algumas táticas fundamentadas nesta abordagem incluem:
01 Auxiliar no conhecimento
Auxilie a pessoa a se conhecer e identificar seus pensamentos automáticos acerca de ciúme. É importante ajudá-la na percepção desses pensamentos, que podem incluir ideias como "Ele(a) me deixará" ou "Ele(a) está sendo infiel". A responsabilidade em reconhecer essas automações mentais pode estar afetando o sentimento de insegurança da pessoa.
02 Identificar pensamentos
Ao identificar os pensamentos automáticos, é importante questioná-los e apresentar evidências que possam apoiá-los ou refutá-los. Tal abordagem pode ajudar a pessoa a perceber quando seus pensamentos estão distorcidos ou exagerados.
03 Mudar os pensamentos
Auxilie a pessoa no desenvolvimento de pensamentos alternativos mais equilibrados e realistas. Ao invés de pensar "Ele(a) irá me abandonar", a pessoa pode passar a raciocinar que "Ele(a) está ocupado agora, mas isso não implica necessariamente em um abandono".
04 Aprender novas habilidades
Ensinar técnicas eficazes para enfrentar o ciúme, como relaxamento, resolução de problemas e comunicação assertiva pode ajudar a pessoa lidar com ansiedade e estresse relacionados ao ciúme.
05 Se Expor ao sentimento negativo e tentar compreende-lo
Os Indivíduos cujo ciúme é desencadeado por situações específicas podem se beneficiar da exposição gradual a essas situações, o que pode ajudar a diminuir a intensidade de seu ciúme ao longo do tempo.
06 Fortalecer o vínculo
Invista no aprimoramento da confiança e segurança na relação, através de práticas que estimulem o vínculo emocional e intimidade entre os parceiros. Tire tempo de qualidade ao lado do parceiro(a), tornem isso uma prioridade entre o casal.
07 Desenvolver a confiança
Auxilie a pessoa na construção de sua própria identidade e autoconfiança, para que não precise se sentir valorizada ou segura apenas através do relacionamento. Incentive um ao outro em terem seus próprios robes e atividades individuais.
Observar que o tratamento para ciúmes pode variar em virtude da gravidade e causa subjacente do problema é de grande importância. Buscar por um terapeuta cognitivo-comportamental qualificado, a fim de obter orientação e suporte individualizado, pode ser útil em determinados casos.
Reflita, chegar a auto aceitação não é fácil, mais o caminho do auto conhecimento é necessário para o desenvolvimento pessoal.



